Estar vivendo a realização de um sonho. Esta é a sensação da atriz Aisha Moura, de 23 anos, por estar no elenco da novela “Família é Tudo”, da TV Globo, onde interpreta a personagem Nicole, uma skatista profissional sonhadora e de origem humilde que sonha em viver do seu esporte. Na trama, Nicole chega e “bagunça” a vida de Plutão Mancini (Isacque Lopes), que se encanta rapidamente pela moça. Ela, por sua vez, já possui namorado, o ex-campeão brasileiro de skate Max (Caio Vegatti) – e está feito o arranjo da disputa. No audiovisual, a atriz, que nasceu na Alemanha e se formou em Relações Internacionais, poderá ser vista em dois produtos do Globoplay: em “Dias Perfeitos”, série que será lançada este ano e onde Aisha faz uma participação, e a série “Espécie Invasora”, ainda sem data definida de exibição.
“A Nicole é talentosa, dedicada e amigável. Seu maior sonho é entrar pra Seleção Brasileira de skate e ser campeã. E conseguir, através do esporte, melhorar as condições de vida sua e da sua mãe, que é faxineira. Namorando Max, com quem também treina, e com um forte laço criado com Plutão, Nicole se envolverá num triângulo amoroso. Embora ainda demonstre certas inseguranças quanto ao seu potencial em diversos sentidos, a atleta tem o skate como ponto mais importante de sua vida, e por ele passam não só seu trabalho e objetivos pessoais, mas também suas relações interpessoais, amorosas e de amizade. É através e ao redor dele que todos os principais pontos de sua vida giram”, adianta Aisha, que possui relação próxima com esportes e, há um ano, tem se dedicado ao futevôlei e ao boxe, além da musculação.
Estar em um produto com tanto alcance, como uma novela na TV aberta, dá à jovem atriz uma avalanche de sensações e sentimentos. Se por um lado é latente o prazer de viver algo que tanto se desejou, surgem também desafios – dentre eles andar de skate, esporte com o qual Aisha não tinha contato até então. “Apesar de ser algo divertido e que eu tenho gostado de aprender e representar, ter tão pouco tempo para desenvolver uma nova habilidade, aprender um novo esporte que é considerado radical e com grande potencial para quedas e machucados, é com certeza um desafio. As cenas de manobra e que minha personagem anda de skate são as mais desafiadoras”, diz.
Devido às gravações, os últimos meses de Aisha foram de uma mistura boa de sentimentos, como a atriz faz questão de definir. “Alegria, abertura, responsabilidade, questionamentos, celebrações, ansiedade, foco, animação, desconstrução, estudo. Uma novela traz o sabor único de ver o seu trabalho sendo reconhecido em proporções avassaladoras, tendo um alcance muito abrangente. Além disso, o retorno do público chega de forma rápida e clara, uma vez que tudo fica pronto e vai ao ar com bastante rapidez, o que é diferente em obras fechadas”, sintetiza Aisha.
Filha de pai alemão e mãe brasileira, ambos inseridos na vida artística, para Aisha foi muito natural se encantar pelo meio e as diversas formas de arte. Nascida na Alemanha e de volta ao Brasil aos 3 anos, ao longo da infância a atriz fez diversos tipos de dança, circo, canto e teatro, onde, ao se apresentar para o público pela primeira vez, entendeu ser aquilo que queria. Hoje contabiliza oito anos de carreira, sendo cinco de presença no audiovisual. Em 2016, como protagonista na peça “Paz Sem Rosto”, inicialmente uma apresentação de fim de ano de O Tablado, participou do Festival Kids On Stage, no centro cultural Hellerau, em Dresden, Alemanha. Ao seu lado estava o colega de novela Henrique Barreira, amigo de Aisha desde os tempos de colégio.
“Esta experiência definitivamente marcou minha carreira e vida pessoal, configurando minha primeira viagem como atriz, onde vivi coisas inesquecíveis. Com a peça, ganhamos o prêmio de Melhor Espetáculo do festival”, relembra Aisha que, em 2019, realizou sua estreia no audiovisual em “Amor de Mãe”, como Luna. “Foi como uma escola de audiovisual para mim. Ali tive a chance de aprender sobre os bastidores, a prática, o jogo com a câmera, como se portar no ambiente de trabalho, conhecer os estúdios Globo e muito mais. A novela foi atravessada por uma pandemia, o que nos fez lidar com diversas adaptações e desafios nas filmagens, configurando também uma experiência muito particular. Carrego este trabalho com muito carinho dentro de mim”, conta.
Desde então Aisha participou, no streaming, da série “Todo Dia A Mesma Noite” (Netflix), de alguns capítulos do sucesso “Vai na Fé” (TV Globo), e já gravou as séries “Dias Perfeitos” (Globoplay) e “Espécie Invasora” (Globoplay). “A experiência foi totalmente nova, uma vez que a serie aborda o universo sobrenatural e fantástico, contando com efeitos especiais inéditos, mas sem perder as questões cotidianas. Nesta série, interpreto uma aluna alemã e falo em alemão e inglês, o que foi muito divertido de fazer”, diz Aisha sobre “Espécie Invasora”. No teatro, ela está inserida em um projeto sobre paternidades e suas diversas possibilidades, processo criativo de Pedro Brício que está em fase de captação de recursos.