Madonna está entre nós, com suas toneladas de equipamento, 90 quartos reservados no Copacabana Palace, três academias portáteis. Tudo isso para o show que ela faz na noite de sábado (04.05), gratuito, comemorando o fim da turnê de 40 anos de carreira. Yes, it’s all about numbers.
Uma reportagem publicada nesta segunda-feira (29.04) pela “Folha de S.Paulo” mostra que Madonna é queridinha da geração Z. No YouTube, a geração Z, nascida quando Madonna lançava “Ray of Light”, de 1998, ou “Music”, de 2000, responde por mais de 43% dos inscritos do canal da cantora, com pouca disparidade de gênero.
Quem vem em seguida, com 32,7% do montante, é o público que tem de 25 a 34 anos. Os mais velhos, de 35 a 44 anos, compõem apenas 13,8% dos seguidores da artista na plataforma de streaming de vídeo.
Os dados analisados pela reportagem são da Chartmetric, start-up americana que capta dados musicais das principais plataformas digitais e vende serviços para a indústria fonográfica. Eles foram coletados no dia 24 de abril, a cerca de duas semanas do show da artista marcado no Rio de Janeiro.
Os dados também mostram que, em termos absolutos, o Brasil é o segundo mercado para Madonna no YouTube. O país concentra 15% de seus inscritos, equivalentes a cerca de 1 milhão de pessoas, atrás apenas dos Estados Unidos.
Os fãs brasileiros são ainda seu principal público no Instagram, e São Paulo é a terceira cidade do mundo que mais consome a obra da diva pop americana. Já no Spotify, a principal plataforma de streaming de música hoje, mais de meio milhão de pessoas escutou suas músicas no último mês.
E a capital paulista não está muito atrás das primeiras cidades do ranking. Londres, a principal ouvinte, tem apenas cerca de 70 mil ouvintes a mais, e Santiago, a segunda, tem 36 mil. O Rio de Janeiro está na 17ª posição neste ranking, com 250 mil fãs que a escutam mensalmente no serviço.