Partindo de uma ideia do diretor criativo Sabato De Sarno, “Gucci Design Ancora” é um projeto especial com curadoria de Michela Pelizzari. A partir desta segunda-feira (15.04), cinco ícones do design italiano, reeditados e customizados, serão apresentados em uma exposição imersiva, concebida pelo arquiteto espanhol Guillermo Santomà,na flagship da Gucci na via Monte Napoleone, 7. A partir de 21 de abril, uma edição especial dos objetos estará disponível online, em gucci.com.
– Storet por Nanda Vigo for Acerbis (1994, reedição 2020);
– Clessidra rug, Portaluppi Pattern Project por Nicolò Castellini Baldissera (bisneto de Piero Portaluppi) a partir de um design icônico de Piero Portaluppi, editado por cc-tapis (2024);
– Parola por Gae Aulenti e Piero Castiglioni para FontanaArte (1980);
– Le Mura por Mario Bellini para Tacchini (1972, reedition 2022);
– Opachi por Tobia Scarpa para Venini (1960, reedition 2021).
“Através do “Design Ancora”, a Gucci não apenas celebra ícones clássicos, mas também cria novos”, explica Michela, fundadora da agência criativa P:S, com sede em Milão, que cocurou o projeto. “A aura que emana dos holofotes da casa reflete nas cinco peças de mestres italianos que são perfeitas do ponto de vista do design, mas que são menos conhecidas pelo grande público”, explica.
Os objetos escolhidos representam a época de ouro do design italiano, ao mesmo tempo em que nos lembra da importante relação entre designers e marcas, do artesanato e da produção industrial. Todos os objetos são reeditados em Rosso Ancora, o tom vermelho escolhido por De Sarno para marcar o início do novo capítulo criativo da Gucci.
Em todos os ambientes, as paredes curvas em verde – cor escolhida por De Sarno – contribuem para confundir as fronteiras e criar um espaço metafísico em que cada objeto aparece por si só, apresentado como uma ideia e não como um mero produto.
“Se tivéssemos juntado todos os objetos, teríamos criado uma sala de estar. Em vez disso, decidimos remover os limites impostos pela forma de como usamos esses objetos para criar uma espécie de limbo”, explica Santomà, conhecido por uma abordagem multidisciplinar que mescla design, arquitetura, escultura e cenografia. “Objetos flutuantes não têm significado ou uma função. Eles são apenas forma, materialidade, cor”, diz.
A mesma abordagem visual é aplicada às vitrines da Via Monte Napoleone, 7. Em uma delas, um par de Gucci Cub3d – um tênis de edição limitada criado a partir da combinação de elementos impressos em 3D e material Demetra da própria Casa – flutua e gira por conta própria em uma instalação magnética. Em outra vitrine, uma impressora 3D é exibida como um objeto único, customizado pelo próprio Santomà.