O estilista Roberto Cavalli faleceu na sexta-feira (12.04), aos 83 anos, em Florença, na Itália. O famoso designer iniciou sua marca homônima em meados da década de 1970, trabalhando principalmente com couros com estampas de animais, que rapidamente se tornaram uma assinatura. Nos anos 90, ele expandiu para vestidos de seda esvoaçantes, tops com espartilhos estampados e jeans de cintura baixa que, até hoje, ainda são cobiçados entre os fashionistas obcecados pelo vintage.
Os fãs do criativo incluíam Kylie Minogue, Jennifer Lopez, Bella Hadid e Lenny Kravitz. Ele colaborou de forma memorável com a H&M em 2008, consolidando sua posição como um dos primeiros estilistas de luxo a trazer sua visão para o mercado de massa.
As roupas de Cavalli eram cuidadosamente pensadas, inequivocamente italianas e sempre do lado certo do maximalismo enquanto flertava com o cafona – da melhor maneira possível. Suas peças estavam totalmente comprometidas em serem os vestidos mais sexy e justos de qualquer armário. Como ele mesmo disse uma vez: “Eu copio a roupa de um animal porque adoro copiar Deus. Acho que Deus é o designer mais fantástico.”
Os desfiles de Cavalli sempre traziam vestidos de fenda poderosa, estampas de zebra ou até de girafa. Seu ditado era “mais é mais”, com acessórios empilhados, rímel e delineador sempre esfumados e salto sempre.
Trajetória
No início da década de 1970, ele inventou e patenteou um processo de impressão em couro e começou a criar patchworks de diversos materiais. Ele estreou essas técnicas em Paris, ganhando imediatamente encomendas de nomes como Hermès e Pierre Cardin.
Aos 32 anos apresentou sua primeira coleção homônima no Salão Prêt-à-Porter de Paris. Em 1972, abriu sua primeira boutique em Saint-Tropez.
Além de sua linha principal, que é vendida em mais de 50 países, Cavalli desenhou a RC Menswear, bem como a linha voltada para jovens, a Just Cavalli, lançada em 2000.
Muitas modelos importantes trabalharam para a marca: Jessica Stam, Eva Riccobono, Laetitia Casta, Natasha Poly, Mariacarla Boscono, Karen Elson, Karolina Kurkova e Ivan Olita, entre outras.