Marina Carbone, Adriano Kemmer e Xavier Neto são um trio de sucesso na moda. Há dois anos eles criaram o Max Showroom, uma empresa com uma ideia na cabeça e muita experiência no currículo: trabalhar os negócios da moda. Estratégia, branding, desenvolvimento de coleção, reposicionamento de marcas são apenas algumas das frentes em que eles atuam, acumulando cases de sucesso.
“Existe a parte de consultoria onde preparamos uma marca para entrar no atacado, que é um mercado muito específico. Como chegar nesta lojista? Temos um relacionamento de muitos anos com elas”, exemplifica Marina. “Também trabalhamos reposicionamento de marcas, que estavam em situação boa, mas perderam espaço, e querem voltar com força”.
Já no outro lado do balcão, o Max Showroom também dá consultoria para multimarcas. “Ajudamos a compradora a definir o mix de grifes que ela vai trabalhar na loja, definir dentro de cada marca o quanto ela tem de comprar, seu visual merchandising, tudo que ela precisa”, enumera Marina.
“Falamos muito do negócio da moda. Analisamos o antes, o momento econômico, político e social. E que perfil psicológico de negócio a marca tem uma facilidade, que seja de resort, mais romântica ou sustentável”, resume Xavier Neto, reafirmando a força de oferecer um serviço 360 graus ao cliente: ele é focado na captação de novos negócios e parcerias, Marina é expert em financeiro e jurídico, e Adriano é o nome por traz das prospecções de vendas e de clientes de multimarcas.
“Quando a marca nos procura, precisamos analisar o tempo de existência dela. Se for nova, fazemos toda a parte de branding e posicionamento, descobrimos juntos aonde a marca quer chegar. Fazemos a estratégia juntos e começamos a posicionar nas multimarcas, dependendo do perfil dela. Também fazemos o benchmarking (pesquisa de concorrentes), análise dos produtos e de vendas. Entregamos um esqueleto da coleção: quanto de cada peça deve ser produzida?”, questiona Adriano.
Outro diferencial do Max Showroom é a escolha das labels com as quais vão trabalhar. “Sempre buscamos marcas autorais, que tenham uma história para contar, trazer algo novo para o mercado. Trabalhamos no showroom com grifes que não brigam uma com a outra, para que a multimarca chegue e consiga fazer um mix completo para a loja dela”, diz Marina.
Algumas das grifes com as quais trabalham são D-Gaia (de moda autoral), Fernanda Conte (que nasce com uma proposta de jeans), Cecília Echenique (com pegada sustentável) e a Balletto (marca de atheleisure).
O showroom fica em São Paulo e recebe compradores de todo o Brasil e também internacionais. O cronograma é semestral, trabalhando as coleções de primavera/verão e outono/inverno.
Customização
Mas se engana quem pensa que o trabalho do time do Max Showroom tenha uma receita de bolo. Todos os serviços da empresa podem ser adequados conforme a estratégia da marca, sua necessidade e o seu orçamento. “Como temos o salão CasaModa, a marca pode fechar consultoria, branding e representação comercial com a gente e fazer a feira. Ou não, ela pode ser livre para ficar só no showroom”, conta Marina.
“Hoje o mais importante é o branding. É essencial posicionar a marca. É o que define se ela emplaca ou não emplaca. As lojistas que a gente trabalha são muito disputadas, elas vão olhar para a marca que despertar mais desejo nelas e nas clientes delas. Tem que ter um estilo próprio, marketing, produção e entrega. São quatro atletas que correm juntos”.
A missão aqui é clara, como bem resume Xavier: “A ideia é fazer cases de sucesso e cada vez mais que as marcas se tornem autorais, que sejam mais verdadeiras em sua essência, indo além do mercado nacional, conquistando também o mercado internacional e que eles se encantem com a moda brasileira e a vendam fora do país”.