A primeira colaboração artística da coleção Serpenti Tubogas celebra o esplendor da natureza, tema que rege as inspirações do arquiteto japonês Tadao Ando. Em uma parceria inédita, o mostrador do icônico réptil da Bulgari expressa as mudanças de tons de uma floresta ao longo das estações em composições de aventurina verde, olho de tigre e madrepérola branca ou rosa.
Embora Ando e Bulgari já tenham colaborado no passado, esta é a primeira vez que trabalham a coleção Serpenti. Em 2020 e 2021, os designs minimalistas do Octo Finissimo capturaram a essência do tempo por meio das linhas simples de uma espiral e do conceito Mikazuki, simbolizando a Lua crescente.
Aqui, a jornada artística e conceitual compartilhada pelo arquiteto e pela maison romana em torno do tema do tempo entra em um novo âmbito, expressado em quatro edições limitadas dentro da emblemática coleção Serpenti. “Tadao Ando possui uma criatividade rara, inspirada na natureza e em seu caráter transitório”, avalia Fabrizio Buonamassa Stigliani, diretor-executivo de criação de produtos.
O próprio Ando observa: “Meu objetivo é integrar as várias forças em atuação para restaurar a unidade da arquitetura com a natureza”. Seus projetos mesclam a estética da percepção e os princípios da circularidade em harmonia com a luz natural, estabelecendo uma conexão direta com o meio ambiente. Como explica Buonamassa Stigliani: “O envolvimento com Serpenti nos pareceu instintivo. Em uma metáfora sobre o tempo e a transformação, na verdade sobre a renovação da própria natureza: a serpente também muda de pele e surge renovada, com suas cores transformadas”.