Apresentada ao mercado em abril de 1985, a linha de tênis Air Jordan 1, parceria entre a Nike e o jogador de basquete Michael Jordan, tornou-se sucesso instantâneo. Em 2025, o modelo completa 40 anos.
O modelo de tênis – do até então novato na NBA e no Chicago Bulls – ajudou a estruturar a cultura sneakerhead, a partir da década de 1980, com seu visual urbano, além de criar um império multibilionário para a marca Jordan e seu criador.
Para iniciar as celebrações de quarenta anos do tênis icônico da gigante esportiva, CHNews relembra aqui cinco modelos que marcaram época e impactaram o mundo fashion.
Air Jordan 1 High OG ‘Chicago’
Primeiro modelo apresentado, o tênis vermelho, preto e branco é, até hoje, objeto de desejo dos aficionados em sneakers e iniciou uma revolução entre o basquete e a moda.
Off-White x Air Jordan 1 High OG ‘Chicago’
Virgil Abloh, fundador da Off-White, reeditou o modelo padrão do Jordan 1 em 2017. O designer emprestou sua assinatura característica ao calçado, ao utilizar suas famosas aspas junto ao nome estampado na peça.
Dior x Air Jordan 1
Kim Jones, diretor criativo da seção masculina da Dior, criou o modelo feito com couro italiano e elevou o tênis ao status de luxo. Jones utilizou o padrão Oblique da maison no logo “swoosh” da Nike, além de conceber o título “Air Dior”, estampado no tênis.
Travis Scott x Air Jordan 1 High OG SP “Mocha”
Outra collab de sucesso da linha foi a desenvolvida a quatro mãos com o astro do hip-hop Travis Scott. Travis criou diversos modelos para a marca Jordan, mas o Mocha, em 2019, foi o que catapultou o seu nome na cena sneakerhead e fincou o logo “Swoosh” invertido no imaginário dos fãs.
Fragment Design x Air Jordan 1 High OG
A marca Fragment, famosa no streetwear e fundada pelo japonês Hiroshi Fujiwara, remodelou os parâmetros de paletas de cores nos pares com a utilização do azul royal no item lançado em 2014.