O Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo portal Mapa das Artes, abre no dia 18 de janeiro, das 11h às 17h, na Zipper Galeria, nos Jardins, em São Paulo (SP). A exposição, com obras dos dez artistas selecionados nesta 16ª edição do evento, que contou com 311 inscrições (22% mais inscritos que em 2024, com 255 inscrições; e 11% mais inscritos que em 2023, com 281 inscrições), fica em cartaz até 15 de março, com entrada franca.
Nesta edição, foram selecionados Emika Takaki (SP), Fava da Silva (RJ), Ian Salamente (RJ), Iuri Dias (SP/MS), Jesus José (GO), João Guilherme Parisi (SP), Luana Lins (SP), Mauro Yamaguti (SP), Rafael de Almeida (GO) e Telma Gadelha (BA/RJ).
Também foi concedido o Prêmio Estímulo Fora do Eixo, no valor de R$ 1.000, direcionado a um artista residente fora do eixo Rio-SP. A premiada foi Beatriz Pessoa (nascida no Maranhão e residente em Minas Gerais).
O júri foi formado por Alef Bazilio (produtor e curador independente), Paulo Gallina (professor, pesquisador e curador independente) e Renato De Cara (curador independente e diretor do Paço das Artes – SP).
O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo movimentar e estimular o circuito de arte logo no início do ano. Há 16 anos, o evento avalia, exibe, documenta e divulga a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte em São Paulo (SP). O evento abre o calendário de artes na cidade e é uma porta de entrada para esses artistas no concorrido circuito comercial das artes no país.
A concepção e organização do Salão é do jornalista e curador Celso Fioravante e tem assistência de Lucas Malkut e projeto gráfico de Cláudia Gil (Estúdio Ponto).
Zipper Galeria – Rua Estados Unidos, 1.494, Jardins, São Paulo, SP.